Um pouco por todo o país as Misericórdias associaram-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), celebrado a 18 de abril. Albufeira, Braga, Coimbra e Sertã foram algumas das Santas Casas que assinalaram esta efeméride.

Visitas guiadas e uma mostra de artesanato marcaram as iniciativas que as Misericórdias levaram a cabo de forma a responderem ao desafio da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, que, sob o tema “Património e a paisagem rural”, convidou as instituições a “promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, estimulando a perceção de territórios em permanente mutação”.

Em Albufeira, a Santa Casa abriu as portas da sua capela ao público para que, segundo nota informativa, os visitantes pudessem contemplar “as obras existentes no edifício, relativas ao período manuelino”. Enquanto isso, ao lado do mesmo templo, decorria uma mostra de trabalho artesanal. Um encontro intergeracional, a decorrer num moinho em Paderne, estava também agendado, mas, devido às más condições atmosféricas, teve de ser adiado.

A norte, no Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga, o DIMS foi celebrado com visitas guiadas gratuitas, realizadas por alunos estagiários do curso de Turismo da Escola Profissional Profitecla, que levaram os visitantes a conhecer a história multissecular da instituição.

Na Sertã a Misericórdia realizou visitas guiadas religiosas à igreja da Misericórdia com a expetativa, segundo nota enviada ao VM, de que os conhecimentos adquiridos “serão transmitidos a outras pessoas que sentirão vontade de regressar, para desfrutar das paisagens, das vivências culturais, sociais, políticas e económicas”.

Sob o tema “Os Lugares da Misericórdia”, a Santa Casa de Coimbra promoveu, segundo nota da instituição, “uma visita guiada aos espaços e aos monumentos da cidade que fazem parte da história íntima da irmandade de Coimbra, desde a sua criação até a atualidade”, numa viagem ao passado que levou os participantes a percorrerem cronologicamente diversos espaços urbanos que a instituição ocupou na cidade.

As iniciativas decorreram entre os dias 15 e 18 de abril e tiveram como objetivo responder ao repto da DGPC e promover a história e identidade das localidades em que as Misericórdias estão inseridas.

Legenda foto: A Santa Casa de Coimbra promoveu uma visita guiada aos espaços que fazem parte da sua história

Voz das Miseriórdias, Sara Pires Alves