A igreja da Misericórdia da Ericeira reabriu ao público após obras de restauro financiadas pelo Fundo Rainha Dona Leonor

A igreja da Misericórdia da Ericeira reabriu ao público, no dia 31 de outubro, após obras de restauro e limpeza, financiadas pelo Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL), que envolveram a nave da igreja, sacristia e escadas de acesso ao coro alto. A cerimónia de inauguração foi presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que na sua homilia elogiou a “igreja resplandecente” e o empenho de “todos os que colaboraram neste restauro”. A celebração ficou marcada por uma atuação do coro da Academia de Música de Santa Cecília. 

Perante uma plateia de fiéis, constituída por irmãos, mesários, parceiros e comunidade, o prelado lembrou ainda a missão das instituições, que na sua génese “colocam o coração no que é pobre e frágil, que é no fundo onde está Deus. A misericórdia é uma realidade profundamente cristã”.

Segundo o provedor João Henriques Gil, o apoio do FRDL, no valor de 237 mil euros, “surgiu em boa hora” e permitiu concretizar “um sonho de longa data”, que de outra forma era “impossível alcançar”. Na vila da Ericeira, a notícia da reabertura da igreja, no seu “máximo esplendor”, foi recebida com “grande entusiasmo pela irmandade e pela própria comunidade”, que marcou presença em peso na inauguração e tem visitado o espaço aos fins de semana.

As obras de intervenção, com a duração aproximada de 17 meses, permitiram recuperar espaços emblemáticos como o cadeiral da irmandade e um conjunto de obras pictóricas que incluem as telas da capela-mor, pinturas murais e tetos de caixotão, com uma representação das obras de misericórdia e sete sacramentos, que segundo o cardeal é “algo muito raro”.

O provedor João Henriques Gil destaca ainda o apoio concedido para o restauro de uma coleção de 11 pendões ou bandeiras processionais, que incluem a bandeira régia, telas da Paixão de Cristo e duas obras provenientes da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. No âmbito desta campanha de beneficiação, conservação e restauro, está prevista uma conferência proferida pelo historiador de arte Vítor Serrão, que será agendada brevemente.

Depois de concluídas as obras, a igreja da Misericórdia de Ericeira reabriu ao culto regular pela comunidade, com celebrações eucarísticas às segundas-feiras, retomando igualmente os encontros por grupos de jovens e de oração locais.

O FRDL resulta de uma parceria entre a Santa Casa de Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas