O Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL) promove um seminário sobre arquivos das Misericórdias no dia 27 de março, destinado a provedores, mesários, técnicos e outros interessados em arquivos históricos. A sessão visa sensibilizar os responsáveis e técnicos das instituições para as boas práticas de organização, manutenção e utilidade deste património documental.

Organizado em duas mesas redondas, o encontro conta com a participação de José Pacheco Pereira, Isabel dos Guimarães Sá e Pedro Penteado, entre outros especialistas na área.

O seminário decorre entre as 10 e 17 horas, no Convento de São Pedro de Alcântara e inclui almoço e visita guiada ao arquivo histórico da Misericórdia de LIsboa, igreja e museu de São Roque.

A entrada é livre, mediante inscrição, até ao dia 20 de março, através do email geral@fundorainhadonaleonor.com e está limitada, devido à dimensão da sala, a três elementos por instituição.

O Fundo Rainha Dona Leonor resulta de uma parceria entre a UMP e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, iniciada em 2015 e permitiu apoiar até ao momento 90 Misericórdias, na requalificação de equipamentos na área social e do património.