Milhares de romeiros acompanharam a procissão em honra de Nossa Senhora dos Remédios.

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego é, desde 1916, parceira institucional na organização da Majestosa Procissão do Triunfo em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira da cidade lamecense. A procissão está inserida nas Festas da Cidade e os milhares de romeiros que junta todos os anos já lhe valeram o título de a “Romaria de Portugal”.

Foi sob o lema “Em cada dia, façamos como Maria” que a procissão saiu à rua, no passado dia 8 de setembro. Nem a chuva que se fez sentir ao início da tarde fez com que os milhares de romeiros arredassem pé das ruas da cidade à beira Douro, numa clara manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora dos Remédios. 

É na Igreja das Chagas, propriedade da Misericórdia de Lamego, que todos os anos tem início o cortejo da procissão, percorrendo depois as ruas da cidade lamecense onde os fiéis aguardam a passagem dos andores puxados por juntas de bois. Facto único no país que foi sancionado pela Sagrada Congregação dos Ritos da Santa Sé no século XIX a pedido da Irmandade dos Remédios. 

António Marques Luís, provedor da Misericórdia de Lamego, refere que “esta é uma tradição secular na qual a Misericórdia de Lamego participa desde 1916, isto é, desde que a igreja nos pertence. Mas a nossa participação é muito institucional”.

No entanto a tendência é que cada vez mais a Misericórdia participe de forma ativa na romaria e nas atividades da cidade em geral, contou ao VM o provedor da Misericórdia.

“Desde há três anos que durante as festas da cidade a Santa Casa promove um concerto na Igreja das Chagas. Este ano, e pela primeira vez, participou neste concerto o nosso coro, que faz apenas dois anos em outubro. Foi uma novidade, tivemos o coro e a banda filarmónica da Magueija juntos, o que não é fácil de organizar, mas foi um sucesso”. 

A participação da Santa Casa nesta festividade pode intensificar-se já a partir do próximo ano, altura em que a Misericórdia comemora cinco séculos de vida. “Estamos a pensar propor à Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios que o nosso coro atue no final da procissão, com canções marianas, enquanto o Exército encaminha a Nossa Senhora para o Santuário. Vamos ver se a Irmandade aceita”, concluiu o provedor da Misericórdia de Lamego.


Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves