Foi no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural que a Santa Casa da Misericórdia de Loures promoveu uma visita cultural à cidade alentejana de Évora. O ponto alto da visita foi o encontro institucional com a sua congénere. A iniciativa decorreu no dia 13 de junho e contou com a participação de 48 pessoas.

Luís Pimentão, presidente da mesa da Assembleia Geral da Misericórdia de Loures, contou ao VM como surgiu esta iniciativa. “Inspirámo-nos no comunicado da UMP, sobre o Ano Europeu do Património Cultural, que nos incentivava a afirmar o nosso património, mas como nós quase que não temos património cultural, pois somos das Misericórdias mais jovens do país, decidimos apoiar o de outras Santas Casas e ao mesmo tempo aprendermos com quem está na área há muito mais tempo que nós”. 

Chegados à cidade alentejana, o périplo começou no centro histórico, seguindo-se depois a visita à Misericórdia de Évora, considerada por Luís Pimentão como o ponto alto da visita. 

“Fomos recebidos pelo provedor e vice-provedora da Misericórdia de Évora que nos levaram a conhecer a Santa Casa, a sua igreja e nos contaram a sua história. Como a iniciativa foi aberta à comunidade não queríamos uma visita muito técnica, mas sim com um enfoque religioso. Mas agora estreitamos laços e a ideia é fazermos depois uma visita mais técnica”, referiu o presidente da Asssembleia Geral da Misericórdia. 

A visita continuou depois pela histórica Universidade de Évora, passando pela Sé, e por diversos pontos de interesse, não faltando a paragem, quase obrigatória, na Capela dos Ossos.

Segundo Luís Pimentão quem “participou na iniciativa gostou muito e pedem para repetirmos”, o que deve acontecer futuramente. “Estamos a equacionar, dado o sucesso desta visita, fazer mais coisas do género, em que além de estreitarmos relações com outras Misericórdias, aproximamos a nossa comunidade da nossa instituição”. 

Alcobaça ou Santarém, localidades onde as Misericórdias possuem vasto património cultural, podem ser, segundo Luís Pimentão, os próximos destinos da visita cultural da Misericórdia de Loures.  

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves