A Misericórdia da Lourinhã vai colocar à fruição do grande público uma parte do seu vasto espólio artístico, em particular a sua coleção de pintura quinhentista na qual se destacam os dois quadros do Mestre da Lourinhã e as pinturas de Lourenço de Salzedo.

Com o apoio do Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL), a Misericórdia vai requalificar a igreja e instalações confinantes para criar salas de exposição, um centro interpretativo e uma loja onde os visitantes poderão adquirir réplicas das obras.

A intervenção é financiada em 165 mil euros pelo fundo e em 80 mil euros pelo município, com quem a instituição estabeleceu recentemente um protocolo que permitirá também restaurar algumas peças, como o altar-mor da igreja da Misericórdia e as telas dos séculos XVII e XVIII, de cariz popular, representando cenas da paixão de Cristo.

Proprietária das obras, a Santa Casa, por dificuldades financeiras, procurava há 15 anos uma solução para a melhorar as condições de exposição e de visita, em conjunto com a autarquia.

As obras no espaço deverão estar concluídas até ao final deste ano e vão permitir criar condições para expor ao público as pinturas quinhentistas. No futuro, a intenção da Santa Casa da Lourinhã é intervir no arquivo da instituição.

Na segunda fase do FRDL, as Misericórdias de Abrantes, Alenquer, Buarcos, Coruche, Ericeira, Melgaço, Montemor-o-Novo e Tomar vão ser também apoiadas na reabilitação de igrejas, espaços adjacentes e respetivos acervos.

Para ler na íntegra na edição de janeiro do jornal Voz das Misericórdias.