A magia do Natal regressou este ano à igreja da Misericórdia, no centro da vila de Odemira, com a sétima edição da tradicional exposição natalícia organizada pela Santa Casa da Misericórdia deste concelho do Litoral Alentejano. A iniciativa, que não se realizava desde 2019, devido à pandemia de Covid-19, pretende recriar “o espírito natalício, unindo várias gerações, e dar cor, alegria e magia” ao Natal dos odemirenses e de todos os que visitarem a mostra.

“Estivemos dois anos sem poder organizar esta exposição devido à pandemia e este é sempre um modo de assinalar a época e procurar, em simultâneo, que as pessoas venham a Odemira e conheçam a igreja da Misericórdia”, classificada como monumento de interesse público em 2011, explica ao VM o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Odemira, Francisco Ganhão.

Trata-se de uma igreja “que se destaca na região e que tem o seu interior coberto de frescos”, acrescenta este responsável.

A mostra “Natividade”, que teve o apoio logístico da Câmara Municipal de Odemira na sua produção, junta dezenas de trabalhos, alguns dos quais realizados pelas mãos dos próprios utentes das várias respostas sociais da Misericórdia de Odemira.

“Os nossos utentes voltaram a participar ativamente nesta exposição e também vão visitar a mostra, o que os deixa sempre motivados”, nota com satisfação o provedor da instituição alentejana.

Em 2022 (e tal como nas edições anteriores), juntaram-se aos utentes da Misericórdia de Odemira dezenas de utentes, “de várias gerações”, de outras instituições sociais do concelho e de municípios vizinhos. Todos eles realizaram trabalhos “enquadrados” na temática da “Natividade”, representando o tradicional presépio de Natal, mas também as principais tradições e valores naturais e culturais da região, recorrendo a diversos materiais para a sua conceção.

“Por exemplo, na nossa unidade de cuidados continuados fizeram [uma representação] da lavadeira, que está muito engraçada. O lenhador também está muito bem conseguido, assim como o sapateiro. Acho que esta exposição é das mais bonitas que já realizámos”, destaca Francisco Ganhão.

O provedor diz ainda que esta mostra é, também, uma forma de retomar a normalidade após dois anos de pandemia e “assinalar que, apesar do que aconteceu nestes dois anos e dos que partiram, continuamos cá uns para os outros”.

A exposição “Natividade” estará aberta ao público até ao próximo dia 6 de janeiro de 2023, funcionando de terça a sexta-feira, sempre das 14h30 às 17h30, e aos também sábados, das 10h00 às 13h00. A mostra estará encerrada nos dias de Natal (25 de dezembro) e de Ano Novo (1 de janeiro).

O provedor Francisco Ganhão espera que sejam muitos os visitantes a ir conhecer a mostra. “Desistir não desistimos e se uma pessoa for ver a exposição já ficamos satisfeitos, pois sabemos que essa pessoa vai trazer os amigos ou passar a palavra”, conclui com otimismo e esperança.

Voz das Misericórdias, Carlos Pinto

Créditos foto: Câmara Municipal de Odemira