Dezasseis Misericórdias assinalam o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, com diversas iniciativas culturais que dão a conhecer a sua história e o seu património

Dezasseis Misericórdias assinalam o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, com diversas iniciativas culturais que dão a conhecer a sua história e o seu património.

 

Em Arcos de Valdevez a igreja estará aberta para visitas guiadas, palestras sobre a história da instituição e uma exposição de bandeiras e imagens da Semana Santa. Em Aveiro, além das visitas guiadas à sacristia e claustros, a igreja será palco de um concerto.

Na Covilhã, a Capela do Calvário estará aberta ao público para dar a conhecer o seu espólio, com destaque para o altar-mor em talha dourada do século XVIII. Em Seia, a igreja da Misericórdia e a Casa do Despacho vão acolher uma exposição com registos fotográficos da Serra da Estrela.

No Museu de Arte Sacra da Misericórdia de Penafiel, o visitante será guiada por uma exposição de registos religiosos intitulada “Cristo na Quaresma”. Em Penamacor, os mais jovens vão poder visitar as fontes, fora do perímetro da vila, que fazem parte da memória coletiva dos seus avós.

No Porto, será possível explorar a Casa da Prelada e o jardim da Quinta da Prelada, do arquiteto Nicolau Nasoni, através de uma exposição e de visitas orientadas ao seu interior. Em Póvoa de Varzim, a Misericórdia convida a comunidade a relembrar a história da sua igreja através de uma exposição alusiva à comemoração do centenário do edifício. Em Vila do Conde, será possível visitar a igreja, datada de 1525, a Casa do Despacho, construída no século XVI, o Cruzeiro da Misericórdia, de estilo barroco, e o Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Mais a sul, no Crato, o património arquitetónico da Misericórdia poderá ser conhecido através de percursos orientados e a Casa Museu Padre Belo irá acolher uma conferência sobre “Património local tradições e memórias do Crato”. Em Albufeira, a comunidade poderá visitar a capela, conhecer o ateliê de artes tradicionais dos utentes-artesãos e assistir a um recital de música clássica.

No Alentejo, será apresentada uma rota de igrejas das Misericórdias de Alcáçovas, Évora, Redondo e Vila Viçosa, no âmbito do projeto Viver Património, da UMP. Esta sessão terá lugar no dia 20 de abril, no auditório do Centro Cultural de Redondo.

O programa completo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios está disponível aqui: http://w3.patrimoniocultural.pt/dims/DIMS.PDF.