Estão abertas as inscrições de pré-candidatura ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) até ao dia 8 de fevereiro. Após esta primeira fase, a formalização de candidatura tem como data limite o dia 8 de março.

Esta iniciativa da Vida Imobiliária e Promevi visa distinguir as intervenções urbanas que contribuem para a qualificação das cidades e o seu impacto na comunidade nas seguintes categorias: residencial, comercial e serviços, turístico, impacto social, cidade de Lisboa, cidade do Porto, melhor intervenção de restauro, melhor reabilitação inferior a 1000 metros quadrados, melhor solução eficiência energética e melhor reabilitação estrutural.

Segundo o regulamento disponível no site do PNRU, as intervenções urbanas a concurso serão avaliadas pelo impacto nas comunidades e valor gerado para a sociedade, sendo ainda considerados critérios como o impacto no tecido urbano e na atividade económica da cidade, a qualidade de intervenção do ponto de vista arquitetónico, a sustentabilidade da intervenção e o seu papel na transmissão de boas práticas de reabilitação urbana.