Um pouco por todo o país, as Misericórdias associam-se ao Dia Internacional dos Museus, com um fim de semana repleto de atividades para todas as idades.

Montijo, São Brás de Alportel, Leiria, Loulé, Coimbra, Vila Alva, Crato, Viseu e Pedrogão Grande são algumas das Santas Casas que assinalam a efeméride, celebrada anualmente a 18 de maio.

Respondendo ao desafio lançado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, as Misericórdias valorizam o património museológico e a oferta cultural das regiões em que estão inseridas através de exposições, visitas-guiadas e oficinas criativas abertas à comunidade. Programa do Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus disponível aqui.

Em pleno Ano Europeu do Património Cultural, a UMP convida mais uma vez as Misericórdias a refletir sobre os desafios associados à gestão e divulgação do seu património museológico. Em 2018, as V Jornadas de Museologia acontecem em Bragança, associando-se às comemorações dos 500 anos da Santa Casa local. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias até ao dia 12 de junho. Programa disponível aqui.