A União das Misericórdias Portuguesas, associando-se à programação das Jornadas Europeias do Património 2024, vai abrir as portas da sua sede em Lisboa, dando a conhecer três conjuntos artísticos com a representação das catorze obras de misericórdia.

Duas coleções de pintura e uma coleção de ilustrações interpelam o observador a apreciar, interiorizar e interpretar o ideário programático das Misericórdias consubstanciado nos valores fundadores das obras de misericórdia.

Com diferentes leituras iconográficas da mesma mensagem, poderemos beneficiar da criação plástica de diferentes autores e sensibilidades, o que permitirá reconhecer a permanente atualidade desta mensagem e a sua capacidade de adaptação a cada tempo e espaço.

A forte identidade das Misericórdias reside em grande parte nos testemunhos patrimoniais e nas suas manifestações culturais que, em cada comunidade e ao longo dos séculos, foram assumindo diferentes formas e múltiplas expressões.

As visitas vão decorrer na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, entre as 10h e as 17h.

Sob o lema ‘Rotas, Redes e Conexões’, a União das Misericórdias Portuguesas apresenta, nas Jornadas Europeias do Património 2024, diferentes manifestações artísticas que, na sua diversidade de temas, unem ao longo de séculos as Misericórdias em Portugal.

Veja a brochura da iniciativa.