Cerimónias do lava-pés para idosos e jovens reuniram mais de 400 pessoas durante a Semana Santa

A Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande dedicou as celebrações da tradicional missa do lava-pés aos idosos e aos jovens: no dia 16 de abril no centro de dia localizado na Ribeira Grande e no dia 17 na igreja do Bom Jesus em Rabo de Peixe.

Cerca de 120 pessoas assistiram à já tradicional missa de lava-pés organizada pela Misericórdia da Ribeira Grande. Todos os anos a Misericórdia tem convidados, sendo que coube a vez aos idosos da Junta de Freguesia de Matriz. Já em Rabo de Peixe, no dia seguinte, cerca de 300 crianças e jovens participaram na missa.

O provedor da Santa Casa revela a satisfação que os idosos têm por este dia, já que se traz “cá para dentro o que se faz na igreja, com muito respeito”. De acordo com Nelson Correia, os utentes “gostam muito deste dia, estão muito concentrados durante a manhã, para se vestirem”.

Da mesma forma, também a celebração realizada em Rabo de Peixe, pelo padre Manuel Galvão (capelão da Santa Casa), foi encarada pelos jovens com entusiasmo. O provedor da Misericórdia afirma que esta é uma forma de “cativar” os mais jovens para participarem na missa, já que, como instituição católica, “a Santa Casa não pode falhar estes momentos”.

Além de serem os próprios utentes, respetivamente, a participar na cerimónia como apóstolos, os funcionários da Santa Casa também participam e apoiam estes momentos. “Todos os funcionários dedicam um pouco do seu tempo a organizar e preparar a ornamentação do altar”. Além disso, o coro que anima ambas as missas é composto pelos funcionários do apoio ao domicílio, bem como pelo maestro, Vítor Botelho, secretário-geral da Santa Casa, como explicou Nelson Correia.

No final da cerimónia, celebrada pelo padre Manuel Galvão na Ribeira Grande, houve também um almoço-convívio entre os idosos do centro de dia e da Junta de Freguesia de Matriz.

Voz das Misericórdias, Linda Luz