A Misericórdia de Bragança reeditou, em parceria com Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o livro do monsenhor José de Castro “A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança” que teve a sua primeira edição em 1948.

A decisão de voltar a colocar à luz do dia esta obra, esgotada há já alguns anos, surgiu no âmbito das comemorações dos 500 anos de existência da Misericórdia brigantina. 

A obra aborda temas como a origem das Misericórdias em Portugal e o dia-a-dia da Misericórdia transmontana. A missão da Santa Casa, as mesas administrativas e o primeiro hospital da Misericórdia são exemplos de assuntos descortinados pelo padre José de Castro.  

A novidade desta reedição reside no facto de ter sido realizada uma revisão científica e de texto levada a cabo por uma equipa do IPB, liderada por Maria Antónia Lopes, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 

A necessidade de fazer uma revisão crítica e científica da obra deveu-se, segundo Maria Antónia Lopes que assinou a nota introdutória do livro, ao facto de em 1948 o conhecimento historiográfico das Misericórdias ser ainda “incipiente, envolto em lendas que se tomavam por reais”. Os capítulos iniciais da obra, os de contexto nacional, foram os que careceram de mais notas retificativas.

Na mesma nota a historiadora enaltece a decisão da Mesa Administrativa em reeditar a monografia nos moldes em que foi feita. “Publicar este livro com a contextualização historiográfica da época em que foi produzido e com a revisão crítica necessária foi sábia decisão”. 

A reedição da obra do conhecido historiador brigantino, nascido nos finais do século XIX, foi apresentada a 6 de julho durante as comemorações do 500º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Bragança. 


Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves