A Misericórdia de São Brás de Alportel deu as boas vindas ao novo ano saudando os conterrâneos com versos de louvor ao “Deus menino” .

As atuações das charolas – costume algarvio associado aos festejos de ano novo - foram protagonizadas pelas crianças do centro infantil António Calçada, no dia 5 de janeiro, e contaram com a colaboração de grupos locais (Charola da Mesquita e Charola Óssonoba) no baile que teve lugar a 14 de janeiro no museu da instituição.

A revitalização desta e outras tradições da cultura popular algarvia deveu-se em parte ao empenho do fundador do museu da Santa Casa, José da Cunha Duarte, que durante largos anos se dedicou à recolha, arquivo e divulgação das memórias etnográficas da região.
Segundo o provedor Júlio Pereira, “o museu mantém e aprofunda esse trabalho de levantamento de tradições, inclusive contagiando outros parceiros e entidades (autarquia, paróquia etc) a recuperar e replicá-las. A Misericórdia pode orgulhar-se desse trabalho”.

Para a Misericórdia de São Brás de Alportel, a salvaguarda desta manifestação cultural passa não só pelo estudo e divulgação como também pela dinamização deste costume junto dos mais pequenos. As crianças do centro infantil António Calçada são, por isso, o público-alvo desta atividade que além de lúdica é única em termos de aprendizagem. 

Para ler na íntegra na edição de janeiro do jornal Voz das Misericórdias.