A Misericórdia de Seia convida as instituições irmãs do distrito da Guarda para um encontro sobre “Património (I)Material das Misericórdias: Conservação e Valorização”, no auditório da Casa Municipal da Cultura da cidade, a 5 de junho

A Misericórdia de Seia convida as instituições irmãs do distrito da Guarda para um encontro sobre “Património (I)Material das Misericórdias: Conservação e Valorização”, no auditório da Casa Municipal da Cultura da cidade, a 5 de junho.

 

Esta iniciativa visa potenciar o debate em torno das questões da museologia e património das Misericórdias, conservação e restauro, museologia e turismo religioso e apresentação de um estudo de caso sobre um conjunto arquitetónico em Seia.

A convite da instituição anfitriã, marcarão presença na sessão de abertura o presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Camelo, o presidente do Secretariado Regional e provedor da Misericórdia da Guarda, Jorge Fonseca, o provedor de Braga e membro do Secretariado Nacional da UMP responsável pela área de património, Bernardo Reis. Está prevista a presença do bispo da Guarda, D. Manuel Felício, na sessão de encerramento.

Após os momentos de reflexão e debate, os participantes serão convidados a percorrer o circuito da Via Sacra, para apreciar o centro histórico da cidade, a Capela do Calvário, a Casa do Despacho e o espaço museológico da Misericórdia de Seia. Será ainda possível visitar a exposição “Seia – Património (I)Material”, inaugurada a 29 de maio no edifício da biblioteca municipal de Seia.