Seis artistas (Acácio de Carvalho, Alberto Péssimo, Armando Alves, Benvindo de Carvalho, José Emídio, Mário Bismarck) responderam ao desafio lançado pela Cooperativa Árvore e União das Misericórdias Portuguesas, no âmbito da terceira fase do projeto de “Arte Contemporânea”. As telas que interpretam as obras de misericórdia “dar pousada aos peregrinos” e “rogar a Deus por vivos e defuntos” foram ontem apresentadas ao público, pela primeira vez, na sede da Cooperativa Árvore, no Porto, numa sessão presidida pelos representantes das entidades parceiras, José Emídio e Manuel de Lemos, e pelo diretor regional de Cultura do Norte, em representação da secretária de Estado da Cultura.

Através de um sorteio, as onze telas produzidas na terceira fase do projeto de “Arte Contemporânea” foram atribuídas às Misericórdias que manifestaram o seu interesse na iniciativa, seguindo viagem para Amarante, Borba, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Braga e Mora, depois de 9 de fevereiro (último dia da mostra no Porto). A UMP associou-se igualmente à iniciativa adquirindo duas telas. 

A produção destas obras de arte decorre do sucesso das duas primeiras edições, que contribuíram para a produção de um total de 60 quadros, e vai ter continuidade, no próximo ano, com a representação das obras de misericórdia “assistir aos enfermos” e “consolar os tristes”. As Misericórdias interessadas deverão contactar o Gabinete de Património Cultural da UMP.