Dez artistas responderam ao desafio lançado pela Cooperativa Árvore e UMP, no âmbito da quarta fase do projeto “Arte Contemporânea”. As telas que interpretam as obras de misericórdia “assistir os enfermos” e “consolar os tristes” foram hoje de manhã apresentadas ao público, na sede da Cooperativa Árvore, no Porto.

Através de um sorteio, as dez telas foram atribuídas às Misericórdias que manifestaram interesse na iniciativa, seguindo viagem para Amarante, Aldeia Galega da Merceana, Borba, Póvoa de Lanhoso, Mora e Lisboa (sede da UMP).

Na presente edição, os artistas dão seguimento ao projeto de promoção artística e valorização cultural, iniciado em 2015, refletindo também sobre o impacto da pandemia junto dos utentes e colaboradores das Santas Casas.

O conjunto de dez telas apresentadas hoje, no Porto, são da autoria de Acácio de Carvalho, Alberto Péssimo, Armando Alves, Artur Moreira, Benvindo de Carvalho, Evelina Oliveira, José Emídio, José Maia, Mário Bismarck e Ricardo Leite, a maioria presente desde o arranque da iniciativa.

O projeto dedicado à produção artística nacional nasceu no âmbito do desafio lançado pela UMP às Misericórdias de retomar a tradição secular de produção artística, neste caso de arte contemporânea, e contribuiu até a momento para a produção de 62 obras de arte, que estão expostas em Misericórdias de todo o país.

A produção destas telas decorre do sucesso das três fases anteriores, dedicadas ao tema da “Nossa Senhora da Misericórdia” e das obras de misericórdia “dar de comer a quem tem fome”, “dar pousada aos peregrinos”, “corrigir os que erram” e “rogar a Deus por vivos e defuntos”.

Imagem: "Consolar os Tristes", Armando Alves