A UMP associa-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), a 18 de abril, recordando um conjunto de filmes sobre o património das Misericórdias, nas mais diversas vertentes (imóvel, móvel, imaterial e arquivístico), produzidos no âmbito do projeto “A Vida dos Outros”. O apelo à participação no DIMS estende-se a todas as Misericórdias, através da partilha de visitas, exposições virtuais ou filmes, nas plataformas digitais.

Apesar da situação excecional que vivemos, o DIMS é uma oportunidade para resistir através da cultura e, neste quadro, o património cultural é um motor para a esperança.

Empenhada na partilha destes legados culturais, a UMP retoma a divulgação, ao longo desta semana, de um conjunto de filmes da UMptv, que oferecem um panorama completo da produção cultural e artística das Misericórdias.

Participe nesta visita-guiada virtual pelo património, que o levará numa viagem única pelos tempos, lugares e personagens de uma história secular.

O primeiro ciclo de filmes que divulgamos, neste âmbito, é dedicado aos museus e espaços museológicos das Misericórdias, em Beja, Seia,      Monchique, MatosinhosAmarante, Pedrogão Grande, Viseu, São Brás de Alportel e Valença.

Os restantes filmes podem ser encontrados no site e canal de Youtube da UMP.