A Misericórdia de Viana do Castelo realizou um ciclo de atividades culturais e religiosas entre 15 e 31 de maio para comemorar o Dia da Nossa Senhora da Visitação e abrir as portas da instituição à comunidade

A Misericórdia de Viana do Castelo realizou um ciclo de atividades culturais e religiosas entre 15 e 31 de maio para comemorar o Dia da Nossa Senhora da Visitação e abrir as portas da instituição à comunidade.

 

Estas celebrações da padroeira das Misericórdias permitiram reforçar a relação da instituição com a comunidade e divulgar o trabalho desenvolvido nas diferentes “vertentes de culto, cultura, apoio à infância, terceira idade e mais necessitados”.

As comemorações iniciaram-se a 15 de maio com a inauguração da exposição “A criação do mundo”, do pintor Américo Carneiro. No Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, a Santa Casa abriu portas para uma visita guiada noturna pela igreja, sacristia, claustros e sala-museu. No dia 27 de maio, foi a vez de alguns lares e jardins-de-infância convidarem familiares e amigos de utentes a visitar as suas instalações e conhecer algumas rotinas.

No dia 28 de maio, as crianças invadiram a praça da república da cidade para fazer algumas demonstrações de dança, música e atividades de psicomotricidade, que deixaram um rasto de alegria por aqueles que ali passaram.

Um dos pontos altos das celebrações foi o lançamento do livro “Os azulejos da igreja da Misericórdia”, de João Alpuim Botelho, complementado por uma visita do autor pelos painéis destacados na obra. A obra foi apresentada por Susana Lainho, responsável pela candidatura vencedora ao prémio SOS Azulejo 2014, atribuído ao trabalho de conservação e restauro destes azulejos.