Projeto da Misericórdia de Vila Alva visa recuperar, preservar, promover e divulgar o património da aldeia alentejana

Recuperar, preservar, promover e divulgar o património histórico, artístico, natural, cultural, religioso, arquitetónico, gastronómico, material e imaterial, social e identitário de Vila Alva é a grande meta do “MASAVA – Um Museu Vivo”, projeto que a Santa Casa da Misericórdia desta aldeia do concelho de Cuba (Beja) pretende iniciar no segundo semestre de 2020.

Segundo o provedor da Misericórdia de Vila Alva, este projeto “manifesta-se como uma sequência estratégica de um conjunto de investimentos e intervenções que tiveram o seu início no ano 2013”. Através do “MASAVA”, continua João Maria dos Santos, a instituição ambiciona “a preservação do património histórico à sua guarda”, assim como a criação de “novos núcleos museológicos como fonte de informação e conhecimento”.

“Promover a marca Alentejo e os seus produtos endógenos, potenciar a atividade turística na região, dinamizar a atividade socioeconómico da região, promover o acesso ao turismo acessível com recurso às novas tecnologias e ferramentas multimédia e fazer uso das energias alternativas como forma a reduzir a pegada ecológica” são outras das metas do projeto.

“Em suma, este projeto, fazendo jus ao seu nome ‘Museu Vivo’, visa preservar, proteger e promover as memórias de um povo, gerando, com recurso às mesmas, mais-valias para o território, numa ação concertada e de proximidade em conjunto com os diferentes parceiros operacionais e estratégicos”, entre os quais a União das Misericórdias Portuguesas, a Diocese de Beja, a Paróquia de Vila Alva, a Associação Terras Dentro, o Município de Cuba, a Turismo do Alentejo e Ribatejo e as juntas de freguesia do concelho, explica João Maria dos Santos.

O projeto “MASAVA” representa um investimento total de 173.986,97 euros, tendo já garantido uma comparticipação comunitária de pouco mais de 126 mil euros, através do PDR 2020. Para assegurar o restante montante, a instituição irá lançar uma campanha de angariação de fundos.

“A Misericórdia de Vila Alva tem uma comunidade junto de si que é extremamente sensível às iniciativas, aos projetos e aos apelos que são lançados. É assim nosso objetivo dar a conhecer à sociedade civil os objetivos e os impactos gerados com a implementação do projeto, lançando uma campanha de angariação de fundos, onde cada doador/benemérito saberá de forma consciente e transparente onde o seu contributo é aplicado”, conclui João Maria dos Santos.

Voz das Misericórdias, Carlos Pinto