Ana Sofia Costa, utente do Centro João Paulo II (CJPII), conquistou uma medalha de ouro na Taça do Mundo de Boccia, no Rio de Janeiro, que decorreu de 27 de abril a 3 de maio. A jovem de 24 anos, natural de Maceira, Leiria, venceu na categoria BC3, acompanhada por Celina Lourenço, parceira de competição e auxiliar no CJPII.

“Grande prestação dos atletas lusos, com a conquista de duas medalhas de ouro e duas medalhas de bronze. Um dia cheio de emoções e nervos, mas com um grande final para a Seleção Nacional de Boccia”, lê-se na página da Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto (PCAND), em publicação de 30 de abril sobre a participação da comitiva portuguesa.

Para David Henriques, treinador que acompanha a atleta no CJPII desde 2010, esta vitória é partilhada por todos os que “trabalham e contribuem para o sucesso da Ana e da Celina” e resulta de um percurso marcado por conquistas, derrotas e adversidades. “A sorte procura-se e elas têm-se portado muito bem, têm trabalhado para estes resultados, apesar das condicionantes relacionadas com a pandemia que limitam a realização dos treinos”, comenta.

A nível nacional, David Henriques considera que estas vitórias permitem aumentar o reconhecimento dos atletas fora do universo do desporto adaptado, potenciando a “visibilidade da modalidade, motivação dos atletas e angariação de apoios”. “É importante sentirem que são reconhecidos e que fazem alguma coisa de útil para mostrar que se podem ter grandes resultados desportivos na área da deficiência”, ressalva. 

Em 2021, Ana Sofia Costa estreou-se nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio, como individual e em pares. Em termos de desafios internacionais, seguem-se a Taça do Mundo, na Póvoa de Varzim, em julho de 2022, o Campeonato do Mundo, em dezembro, no Brasil, e num horizonte mais longínquo, os Paralímpicos de 2024. Mesmo sem títulos, o seu lema, em todas as provas, é “lutar sempre, vencer às vezes, desistir nunca”.

A representar Portugal, na Taça do Mundo de Boccia Rio de Janeiro 2022, estiveram André Ramos e Rita Patrício, em BC1, Abílio Valente e Cristina Gonçalves, em BC2, Ana Sofia Costa, Avelino Andrade e José Abílio Gonçalves, em BC3, e Carla Oliveira, Manuel Cruz e Nuno Guerreiro, em BC4.

Fotografia: PCAND