As Misericórdias do Fundão, Vila Flor e Vila Verde assinalaram com um leque variado de atividades o Dia Mundial da Alimentação.

Celebrada a 16 de outubro, a efeméride visa consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

No Fundão, foi na Quinta Pedagógica da Misericórdia que as crianças e idosos das várias respostas sociais da Santa Casa participaram nas atividades da semana da alimentação. No âmbito do projeto Minorsal.saúde os utentes “ouviram explicações sobre a importância da redução do sal na alimentação, aprenderam a descodificar os rótulos dos alimentos, e participaram num ateliê de fazer pão” refere o comunicado enviado pela Misericórdia. 

Em Vila Flor a Misericórdia levou a cabo ações sobre alimentação saudável e sobre atividade física. ‘Você é o que come…coma bem e viva melhor’, ‘Corpo são com exercício e alimentação’, e ‘Com diversão aprender uma boa alimentação’ foram as atividades desenvolvidas com os utentes dos vários equipamentos da Misericórdia. 

Quintino Gonçalves, provedor da Misericórdia de Vila Flor, considerou que a “semana da alimentação teve como meta primordial desenvolver atividades intergeracionais e consciencializar as nossas crianças e idosos para uma alimentação saudável”.

Quem também quis consciencializar os seus utentes para a temática da alimentação saudável foi a Misericórdia de Vila Verde, que com o apoio de estagiários de nutrição e do serviço de alimentação da instituição levou a cabo várias atividades lúdicas, didáticas e desportivas em todos os equipamentos da Santa Casa. 

O provedor da Misericórdia, Bento Morais, relembrou que todas as respostas sociais da Santa Casa “têm a sensibilidade para uma alimentação equilibrada e o nosso serviço de alimentação faz um trabalho notável na consciencialização para bons hábitos alimentares.”