O Hospital José Luciano de Castro, da Misericórdia de Anadia, foi uma das unidades distinguidas no âmbito do “Portugal eHealth Summit”, evento organizado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). O hospital foi galardoado na categoria de prestador com menor desvio entre valor faturado e apurado em 2018. Para a administradora executiva do hospital, Maria João Passão, o prémio representa um incentivo para o trabalho de equipa que ali é desenvolvido.

O prémio foi entregue no dia 21 de março, durante o “Portugal eHealth Summit” que decorreu no Altice Arena em Lisboa. A colaboradora responsável pela faturação do hospital da Misericórdia da Anadia, Sofia Diniz, foi quem recebeu o prémio em representação de todos os outros trabalhadores que apoiam este trabalho.

Na origem deste prémio, conta-nos Maria João Passão, está uma equipa de pessoas que, na retaguarda, assegura que as regras sejam cumpridas em todas as fases do processo para que, na fase de faturação, haja mínimas margens de erro.

Recorde-se que o hospital da Misericórdia conta com o apoio de gestão da União das Misericórdias (UMP) há já alguns anos. Para a administradora executiva, este apoio tem sido determinante para a boa prestação dos cuidados aos doentes que procuram aquela unidade hospitalar.

Para o presidente da UMP, este prémio arrecadado pela Misericórdia da Anadia dá conta do bom exemplo do que as instituições de economia social e concretamente as Misericórdias podem fazer para cuidar dos que precisam, neste caso privilegiando a inovação e a qualidade. “Estamos todos orgulhosos”, remata Manuel de Lemos.

O trabalho desenvolvido pelas Misericórdias na área da saúde foi igualmente destacado por Maria João Passão durante a conversa com o VM. Para a administradora executiva do Hospital José Luciano de Castro, as entidades de economia social têm um papel complementar decisivo para o bom funcionamento do SNS que, sem os parceiros sociais, não teria capacidade de resposta para as necessidades dos portugueses.

Voz das Misericódias, Bethania Pagin