No dia 3 de dezembro, o Hospital da Misericórdia de Lousada foi invadido pelos super-heróis do centro infantil da instituição no âmbito de uma iniciativa que visou diminuir a ansiedade associada aos cuidados prestados em meio hospitalar. Nesta data, o serviço de ambulatório foi transformado com a alegria dos mais pequenos, numa simulação divertida pelos diversos serviços, que incluiu desde a consulta externa, análises clínicas, imagiologia e internamento.

A iniciativa “Hospital dos super-heróis” visou “descomplicar, diminuir a ansiedade e o medo, permitindo que os mais pequenos entendam o papel dos diferentes profissionais de saúde, adotando eles próprios o papel de cuidar dos seus super-heróis”, conforme nota informativa.

Após preenchimento da ficha de utente e triagem de sintomas, as crianças foram encaminhadas para diferentes especialidades médicas disponibilizadas pelo Hospital de Lousada para fazer o diagnóstico das doenças dos seus super-heróis. Os bonecos com dificuldades de visão foram conduzidos ao serviço de oftalmologia para avaliar a sua acuidade visual, outros necessitaram de fazer exames complementares para descobrir a causa de uma dor suspeita e os problemas de ouvidos foram rapidamente debelados com a intervenção de um otorrinolaringologista.

Para um diagnóstico completo, foi ainda necessário colher sangue na box pediátrica do serviço de análises clínicas sem fraquejar diante da “famosa seringa”. No final, todos saíram da unidade de saúde com uma “saúde de ferro, graças à coragem dos meninos e à mestria dos excelentes profissionais de saúde deste hospital”.

Para tornar este dia ainda mais inesquecível, a Carclasse associou-se à iniciativa através da oferta de minicarros elétricos para utilizar no transporte das crianças até ao bloco operatório e “reduzir a ansiedade no momento que antecede a operação”.

Outra das surpresas nesta data foi a presença do apresentador televisivo João Baião, que na sua interação com os presentes “levou a iniciativa a outro patamar, provocando uma onda de divertimento absolutamente contagiante”.

No final do dia, a Santa Casa agradeceu a todos os que colaboraram na iniciativa, parceiros e profissionais de saúde, e prometeu o regresso dos super-heróis aos corredores do Hospital de Lousada. “Não foram só os mais pequenos que ficaram entusiasmados, mas também toda a equipa de profissionais que participaram”.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas