A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses lançou, no fim de julho, o livro digital ‘Serviço Móvel de Saúde: Manual de Boas Práticas’. Elaborado em parceria com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, o manual está disponível para consulta online e reflete o trabalho realizado pela Santa Casa nos últimos dez anos na área do envelhecimento.

Em declarações ao VM, a provedora Maria Amélia Ferreira afirmou que “ao longo desta década, a Misericórdia de Marco de Canaveses tornou-se um marco na comunidade onde está inserida. Com intervenções nas áreas da saúde e social, foi capaz de as integrar e inovar, em resposta ao maior desafio demográfico com que nos defrontamos no século XXI: o envelhecimento”.

Ao longo desta década, o trabalho consistiu, essencialmente, em dar dignidade ao envelhecimento, estimular a autonomia e a independência das pessoas mais velhas e promover a sua qualidade de vida. “Comprovadamente, esta é uma iniciativa transformadora da vida das pessoas mais velhas”, reforça a provedora.

Com a publicação deste livro digital pretende-se “contribuir para a disseminação de boas práticas em saúde, demonstrando com evidência que é possível mudar vidas e, ao mesmo tempo, integrar, de forma sustentável, os setores social e da saúde, promovendo modelos de intervenção adaptados ao envelhecimento da população”, destaca Maria Amélia Ferreira.

Além disso, o livro constitui uma ferramenta para instituições, profissionais e decisores políticos. A médio prazo espera-se que o programa ‘Serviço Móvel de Saúde’ possa expandir-se para outras regiões, acolher novas parcerias e fontes de financiamento, incorporar novas tecnologias, aumentar a consciencialização e educação comunitárias, permitir avanços na investigação e colaboração académica e influenciar políticas públicas.

“Todos vamos querer chegar a uma vida longa e boa e as políticas têm de se adaptar a esta mudança da sociedade. Precisamos todos de mudar de vida. Precisamos de nos preparar. É a nossa responsabilidade para com a sociedade”, conclui a provedora.

Voz das Misericórdias, Vera Campos