Esquecidos do dia da semana ou do mês do ano, incapazes de resgatar memórias ou reconhecer rostos familiares, mergulham em si sem perceber de que doença sofrem.

É para cuidar e ajudar as pessoas com demências que nasceu, sob a égide da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, o projeto “Ter a Ideia”. 

Com uma equipa multidisciplinar, constituída por neurologista, enfermeiros, psicólogos e animador, o projeto “Ter a Ideia” é completamente gratuito e extensível às 37 aldeias do concelho. 
Desde o início de setembro, são já mais de 2000 quilómetros percorridos para levar cuidados especializados, mas também para promover o diagnóstico e a intervenção precoces.

“Farmacologicamente ainda não há terapia que resolva o assunto, por isso, o que conseguimos fazer com este projeto é atrasar evoluções (se forem detetadas o mais cedo possível) e prolongar a qualidade de vida durante mais tempo”, sublinha o provedor.

O coordenador Luís Rodrigues lembra que, além de prestar cuidados ao utente, o projeto acompanha o cuidador, que “está sujeito a uma sobrecarga”. Daí que envolver o cuidador em todo o processo de intervenção seja crucial. “Será uma ajuda emocional, técnica e específica ao nível da informação, do treino de competências e da gestão de stress”, salienta Tânia Silva.

Por norma, os cuidadores têm entre 40 a 50 anos, um grau de parentesco direto (esposa/marido ou filhos), estão sobrecarregados e “não sabem o que fazer nem como fazer”. 

Leia a reportagem na íntegra no seu Jornal Voz das Misericórdias de novembro.