A Universidade do Porto, em parceria com a UMP e a Universidade de Oslo, lança a segunda fase do projeto “Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender” no dia 15 de setembro, em Fátima.

O Centro João Paulo II, da UMP, será palco de uma sessão com os representantes das entidades parceiras e de um almoço preparado a partir das receitas reunidas na primeira fase do projeto.

O projeto insere-se no Programa “Iniciativas em Saúde Pública”, gerido pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), com o apoio do Serviço Nacional de Saúde, e até ao momento contou com a participação de cerca de 700 famílias e mais de 200 educadores de infância que integram os equipamentos das Misericórdias portuguesas.

“O objetivo é que as pessoas se divirtam enquanto descobrem novas curiosidades sobre alimentação e os benefícios da prática de uma alimentação saudável”, diz José Azevedo, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e coordenador do Nutriciência. Através da associação a esta iniciativa, “a UMP pretende contribuir para a adoção de hábitos saudáveis junto das famílias que já procuram apoio social junto das Misericórdias. Através das novas tecnologias é possível criar momentos interativos que apoiem a educação alimentar e dessa forma contribuir para qualidade de vida destas famílias”, explicou Manuel de Lemos.

Com uma abordagem inovadora ao nível da comunicação, o Nutriciência desafia as famílias envolvidas a aprenderem sobre alimentação e nutrição, através da realização de jogos e interativos numa rede social online para partilha de informação nutricional e de um concurso televisivo de culinária, que visa premiar as receitas mais saudáveis dos participantes.

No lançamento da segunda fase do projeto, será promovido um almoço saudável preparado pelo Chef Hélio Loureiro e um encontro com o presidente da UMP, Manuel de Lemos, a Conselheira da Embaixada da Noruega (um dos Estados financiadores do projeto), Alida Endresen, Inês Ferreira, da ACSS, entre outras individualidades associadas à iniciativa.