A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai realizar as Jornadas de Cuidados Continuados Integrados, nos próximos dias 7 e 8 de novembro em Fátima, no Centro João Paulo II.

Com este encontro a UMP pretende promover o debate e a partilha sobre a realidade das Misericórdias Portuguesas em relação aos Cuidados Continuados e à sua experiência na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

Atualmente as Misericórdias disponibilizam 4.259 camas para a RNCCI de um total de 117 Unidades, o que representa cerca de 51% da capacidade desta rede. 

O crescente envelhecimento da população exige uma maior oferta de serviços de cuidados continuados, bem como o desenvolvimento de competências específicas nos vários níveis técnicos e estruturais e ambientais adaptadas a esta realidade e que deem a melhor resposta às necessidades que surgem. 

Conscientes deste impacto, as Misericórdias têm estado a trabalhar continuamente para o desenvolvimento de estruturas adequadas, em termos de apoio domiciliário, centro de dia e/ou unidades de longa duração, assentes em planos de reabilitação adequados às necessidades da população e com capacidade de apoio na manutenção de atividades e de integração social.

Para a melhoria contínua destes serviços, as Misericórdias defendem também a realização de auditorias assentes num modelo único com profissionais com competências para o efeito.

Debruçando-se ainda sobre os principais desafios, as Jornadas de Cuidados Continuados Integrados vão apresentar as boas práticas que as Misericórdias têm vindo a desenvolver na área da demência e das necessidades paliativas para esta população. 

Criada especificamente para apoiar pessoas com demências, a Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI (da UMP) está a desenvolver um projeto piloto em termos de cuidados de enfermagem e de equipa de auxiliares e na estimulação e reabilitação que pretende ser um novo conceito na abordagem e acompanhamento desta população. 

As Jornadas de Cuidados Continuados Integrados da UMP vão reunir cerca de 350 participantes. A sessão de abertura vai decorrer no dia 7 de novembro, a partir das 9h30, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, com o Reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, e com o presidente da UMP, Manuel de Lemos. A sessão de encerramento, a decorrer no dia 8 de novembro, a partir das 17h30, será presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos.

Consulte o programa aqui