A Misericórdia de Vagos lançou um projeto que vai apoiar pessoas com demências e suas famílias e também sensibilizar a comunidade

A Santa Casa da Misericórdia de Vagos tem em funcionamento o projeto “Memorizar” que atua na área das demências e cujo público-alvo são doentes que não se encontram institucionalizados, os seus cuidadores e a comunidade em geral. Com duração prevista de três anos, este projeto é financiado pelo POISE e tem como investidor social a Câmara Municipal de Vagos.

São 40 as pessoas com demência e seus cuidadores que vão beneficiar, de forma gratuita, do “Memorizar”. “Resolver a ausência de cuidados psicológicos, sociais e biológicos específicos para as pessoas com demência e os seus cuidadores”, é, segundo nota da Misericórdia de Vagos, o grande mote do projeto que arrancou no início do mês de janeiro. 

Com esta iniciativa a Santa Casa pretende “ir ao encontro da pessoa com demência que está na comunidade (não institucionalizada) e seu cuidador”. Dar resposta à “falta de conhecimentos específicos dos cuidadores, e comunidade em geral, sobre a problemática das doenças demenciais” é também uma meta a atingir.

Ainda segundo a mesma nota, este projeto marca pela diferença através de uma intervenção individualizada e personalizada, com atendimentos descentralizados, a ser realizada em três eixos principais: apoio ao doente, ao cuidador, e à comunidade, através de ações de sensibilização/informação.

No apoio ao doente o projeto prevê que haja uma avaliação e acompanhamento individualizado através, entre outros, da estimulação cognitiva e reabilitação psicomotora e de apoio psicológico e social. Quanto ao cuidador, o trabalho passa pela informação e sensibilização para a doença mental e pelo apoio psicológico, entre outros. 

Informar e sensibilizar a população para a doença mental através de ações de formação e formar profissionais que trabalhem com indivíduos em risco de demência são algumas das ações que vão ser direcionadas à comunidade em geral. 

A nota da Misericórdia de Vagos refere ainda que no âmbito do projeto “Memorizar” são apenas utilizadas terapias não farmacológicas, dando-se prioridade a terapias alternativas como a estimulação e reeducação cognitiva, a psicoterapia, terapia assistida por animais, reeducação e orientação, musicoterapia, snoezelen, aromaterapia, psicomotricidade, entre outras.

A equipa deste novo projeto da Misericórdia de Vagos é constituída por profissionais de diversas áreas, tais como neurologista, psicólogo, neuropsicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e técnico superior de ensino especial e reabilitação.

Voz das Misericódias, Sara Pires Alves