As Misericórdias de Vagos e de Oliveira do Bairro uniram esforços na organização do congresso ‘Viver com demência: um olhar que cuida’, que reuniu profissionais, cuidadores e comunidade numa reflexão conjunta para partilha e disseminação de boas práticas. A iniciativa decorreu a 20 de novembro.

“Num momento em que o envelhecimento populacional coloca novos desafios ao país, iniciativas como esta assumem um papel fundamental ao disseminar boas práticas e reforçar o compromisso coletivo para um cuidado mais digno e consciente”, revelou a Santa Casa de Vagos em comunicado.

Para a Santa Casa de Oliveira do Bairro, esta partilha permitiu “aprofundar ainda mais esta temática tão pertinente”, formulando votos para que se continue a “caminhar de mãos dadas com todos aqueles que trabalham para uma maior dignidade desta população”, lê- -se em nota nas redes sociais.

Numa perspetiva multidisciplinar, especialistas debateram metodologias de intervenção, diagnóstico precoce e abordagens não farmacológicas que, segundo a organização, “têm vindo a demonstrar benefícios significativos na qualidade de vida de pessoas com demência”.

Voz das Misericórdias