Agora, a instituição quer ampliar a ala norte para aumentar as camas de internamento e construção de um espaço que ficará preparado para transformar num bloco operatório.
Atualmente, a área de internamento tem capacidade para 15 utentes, mas vão ser disponibilizadas mais 12 camas. “Realmente sentimos a necessidade desse aumento, não só para dar apoio ao crescimento do bloco operatório, mas também para dar resposta ao acordo que temos com a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro para termos até 12 utentes na sua fase final de tratamento”, explicou o provedor, Altamiro Claro, salientando que é também uma forma de “ajudar a libertar os hospitais do Serviço Nacional de Saúde de doentes que já estão numa fase mais avançada de tratamento”.
Esta obra representa um investimento de 750 mil euros, totalmente financiado pela Santa Casa de Valpaços. O prazo de execução será de um ano e em novembro será aberto o concurso público. “Eu acredito que no início de 2025 estaremos em condições de iniciar a obra”, vincou Altamiro Claro.
A instituição tem ainda um projeto para uma ala sul, que consiste na construção de uma unidade de gastroenterologia, a ampliação da receção, a relocalização das análises clínicas e o aumento da unidade de cuidados continuados de média duração. Um investimento, que não será para já, mas que andará na ordem dos dois milhões de euros.
“Durante os 12 anos que estou na Misericórdia sempre tivemos resultados positivos na nossa gestão, que permitem fazer os investimentos significativos que fizemos no nosso hospital, mas também nas dez estruturas residenciais para idosos que temos e habitação colaborativa”, realçou.
O hospital da Misericórdia de Valpaços disponibiliza consultas de diversas especialidades, como cardiologia, cirurgia geral, oftalmologia, medicina interna, ginecologia, neurologia, entre outras.
Voz das Misericórdias, Ângela Pais