Integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, a Unidade Bento XVI é dotada de competências ambientais, profissionais, clínicas e terapêuticas

Vocacionada para as demências, a Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI destina-se a receber pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência e necessitem de cuidados de saúde especializados.

Integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), a Unidade Bento XVI é dotada de competências ambientais, profissionais, clínicas e terapêuticas próprias tendo como finalidade ser um modelo de referência na área de cuidados continuados para utentes com defeito cognitivo ou demência.

A Unidade Bento XVI aposta numa política de qualidade centrada no utente, considerando as suas necessidades pessoais, físicas, psíquicas e morais, numa abordagem multidisciplinar e de proximidade, com vista à promoção do bem-estar e da autonomia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com defeito cognitivo ou demência e sua família.

 

Serviços

A atividade da Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI é desenvolvida em articulação com os outros serviços, setores e organismos que integram a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e recebe utentes de todo o território nacional.

Os cuidados e atividades da Unidade Bento XVI são pensados e adaptados de forma a obter ganhos na saúde da pessoa com demência.

Os serviços prestados por esta unidade são:

  • Cuidados médicos diários
  • Cuidados de enfermagem permanentes
  • Cuidados de fisioterapia, de terapia ocupacional e terapia da fala
  • Neuro estimulação
  • Prescrição e administração de fármacos
  • Apoio psicossocial
  • Higiene, conforto e alimentação
  • Convívio e lazer

A Unidade Bento XVI conta com:

  • 30 camas de Longa Duração e Manutenção (permanência até 90 dias)
  • 31 camas de Média Duração e Reabilitação (permanência de mais de 90 dias e expectável inferior a 180 dias)
  • 04 camas privadas (sem duração definida)

Internamento

Internamento através da RNCCI

A Unidade Bento XVI integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados e por isso a admissão efetua-se da mesma forma que nas demais unidades desta rede.

Para informações mais detalhadas sobre o funcionamento da RNCCI sugerimos a consulta do site da Segurança Social.

Camas privadas

Além das camas da RNCCI, a Unidade Bento XVI conta com quatro vagas de camas particulares.

A admissão nestas situações efetua-se diretamente junto da Unidade Bento XVI. Para o efeito, será solicitado um relatório médico atualizado para que o diretor clínico da unidade possa pronunciar-se sobre os eventuais ganhos clínicos do internamento.

Estas vagas não integram a RNCCI e o custo é, por isso, suportado no todo pelo utente/família. Muitas vezes as famílias optam por ocupar uma destas vagas temporariamente até que o processo de referenciação esteja concluído.

Caso pretenda mais informações sobre os valores e/ou pretenda conhecer as instalações previamente, por favor, contacte-nos através do email bentoxvi@ump.pt.

Visitas Técnicas

Sendo uma unidade piloto na área da demência, têm sido diversas as solicitações de visitas técnicas para conhecer a arquitetura e cuidados específicos relacionados com as demências, bem como a forma de trabalho direto com os utentes.

Temos o maior gosto em partilhar o que já aprendemos e em aprender sempre mais com quem nos visita.

Por questões técnicas e logísticas, o número de pessoas que efetuam a visita não deve exceder as 10 pessoas.

Caso a sua instituição tenha interesse em visitar a Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI, deverá enviar um email para bentoxvi@ump.pt, indicando nome da instituição, objetivo da visita, número de visitantes e função que desempenham. No caso de serem estudantes, deverá ser indicada a área de estudo e o grau de escolaridade. Os pedidos de visita deverão conter ainda sugestões de datas para a sua realização.

Contactos

room

Cabeço dos Moinhos, 120
2495-560 FÁTIMA

call

Tel: 249 413 690
Fax: 218 110 545