Hoje, convidamo-lo a conhecer dois projetos inspiradores que envolvem os idosos em iniciativas de valorização da memória local e de tradições ligadas ao mundo rural, através de parcerias com a comunidade.

A Misericórdia de Boliqueime criou uma pequena horta nas suas instalações. Todos os hortícolas produzidos são para consumo interno e o cultivo é assegurado pelos idosos que todos os dias visitam a plantação. Esta iniciativa ajuda a ocupar o tempo livre dos utentes, a estimulá-los sensorialmente e é também uma forma de terapia. Com menos de um ano a horta biológica já dá frutos e legumes.

Já na Misericórdia de Albergaria-a-Velha os utentes estão a colaborar com o arquivo municipal na criação de uma base de dados sobre as famílias locais. Todos os meses, idosos e membros da comunidade juntam-se para ajudar na identificação de várias fotografias, fruto de uma doação de 200 mil chapas à autarquia, pela mais importante casa de fotografia da cidade. Esta atividade colaborativa, iniciada em 2018, foi reconhecida como boa prática pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Semanalmente, “A Vida dos Outros” leva-nos numa viagem pelas histórias, tradições e paisagens do nosso país, através de exemplos de coragem e soluções inovadoras, que ajudam a construir um mundo justo, coeso e sustentável.

Contamos consigo porque “A Vida dos Outros é também a nossa vida”.