As Misericórdias estiveram hoje reunidas em assembleia geral, em Fátima, e aprovaram, por esmagadora maioria, o relatório de atividades e contas de 2024. Entre outros assuntos, o encontro ficou marcado pela discussão em torno do Compromisso de Cooperação para 2025-2026, considerado globalmente positivo, pelo valor das transferências públicas e método inovador para apurar os custos das respostas sociais.

Diante de uma plateia, com provedores e provedoras de 109 Misericórdias, o presidente da UMP destacou ainda o reforço na área da formação, as dificuldades na execução das obras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o acordo celebrado recentemente com a Universidade de Aveiro, para integrar estudantes de medicina nas Misericórdias, e a peregrinação nacional a Fátima, em Ano Jubilar, cuja data oficial será anunciada brevemente.  

Durante a manhã, Manuel de Lemos louvou o regresso do provedor da Santa Casa de Grândola, Horácio Pereira, às assembleias, após uma ausência por motivos de doença. “É uma grande alegria para todos nós ver aqui o decano dos provedores [desde 1986 no cargo]”, assumiu.

Notícia completa na próxima edição do VM.

Veja aqui a galeria de fotografias.