- Início /
- União /
- Notícias /
- Capacitação | Projeto para melhorar serviços e reforçar identidade do setor
Segundo o responsável do Secretariado Nacional da UMP pela operação, “este projeto aumenta a eficácia na comunicação e interação entre os diferentes setores da Misericórdia e a própria UMP, fortalecendo o sentimento de grupo, aumentando as sinergias e promovendo uma nova metodologia de trabalho. Isto leva a uma maior coesão, aumento de eficácia e melhor prestação de serviços, a caminho da excelência”. Além disso, o vice-presidente José Rabaça considera que os fundos europeus contribuem para uma “capacitação a nível dos equipamentos, formação e capacitação das pessoas, modelos de gestão e de comunicação. No fundo, para um melhor desempenho dos serviços que prestamos aos cidadãos”, referiu.
Nesta fase, Filipa Cruz, responsável pela ‘Plataforma Rede UMP’, adianta que uma das prioridades é “consolidar, validar e organizar dados para apoiar as associadas na tomada de decisões”. Esta abordagem implica a avaliação do impacto da plataforma na interação com as Misericórdias e, em função disso, a implementação de melhorias e novas funcionalidades. “Quem não tem dados não pode gerir de forma mais eficaz e sustentável”, defendeu.
Outra das atividades em curso envolve uma análise da gestão e funcionalidade dos processos administrativos e financeiros das Misericórdias. Com a designação ‘Auditorias de Gestão’, o projeto coordenado por Márcio Borges potencia uma “uniformização de procedimentos, melhoria de controle interno e da prestação de contas. Em suma, uma gestão mais profissionalizada com vista à eficácia operacional”. Nesta interação com as Misericórdias, o diretor do Departamento de Auditorias da UMP assegura que “o diálogo é constante, sendo que quanto maior for esta partilha de informação, entre a Misericórdia e a UMP, melhor será o produto final. No fundo, somos uma mão amiga para reconduzir ao equilíbrio financeiro”.
Com o intuito de reforçar a identidade, visibilidade e reconhecimento das Misericórdias, no contexto da economia social, a UMP está também a preparar uma campanha multiplataforma que relaciona as catorze obras de misericórdia e os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Para Bethania Pagin, responsável pela atividade e diretora do Departamento de Comunicação e Imagem, “o maior desafio de comunicação das obras de misericórdia é justamente atualizar uma linguagem tão antiga e promover uma reflexão mais abrangente sobre a missão destas instituições, no século XXI, para que possa ser mais facilmente compreendida pela sociedade”. Alerta, contudo, para a importância de adaptar a mensagem ao “fenómeno das redes sociais, onde predominam conteúdos patrocinados, lembrando que, um like orgânico nas redes tem muito mais valor que vários likes patrocinados”.
De forma complementar, as atividades propostas na operação PESSOAS FSE+ 00343100 pretendem robustecer a UMP no seu propósito de servir as Misericórdias, criando mecanismos de apoio a uma gestão moderna e sustentável e a uma difusão de informação e conhecimento eficaz e interligada, afirmando a identidade e valia do setor social em Portugal.
Saiba mais sobre esta operação no filme disponível na UMPtv.