O Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II, equipamento da UMP em Fátima, está a celebrar 25 anos e para o efeito inaugurou um busto do São João Paulo II.

O Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II, equipamento da UMP em Fátima, está a celebrar 25 anos e para o efeito inaugurou um busto do São João Paulo II.

 

A iniciativa decorreu a 6 de dezembro, logo após a assembleia-geral, e muitos provedores assistiram à cerimónia.

“Não tenhais medo” foi a frase escolhida para gravação no pedestal do monumento. Segundo o presidente da UMP, a frase marcou o início do Papado de João Paulo II e continua ainda muito atual, especialmente para as Santas Casas que têm tanta responsabilidade para com utentes, colaboradores e familiares.

A cerimónia contou ainda com a presença do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, e do presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, e da presidente da Mesa da Assembleia Geral da UMP, Maria de Belém Roseira.

No âmbito do aniversário, o Centro João Paulo II está ainda a lançar o livro “Era uma vez”, no dia 19 de dezembro, com histórias escritas pelas crianças de escolas locais do concelho de Fátima-Ourém, inspiradas no universo deste centro.

No prefácio da obra, o presidente da UMP agradeceu a todos os que participaram neste “exercício tão nobre e singelamente tão bonito”.

Para a execução deste desafio, foram distribuídos pelas escolas bonecos de tecido criados no Centro João Paulo II, no âmbito da comemoração do ano Europeu da Biodiversidade (2010), para os quais as crianças imaginaram “histórias de vida”. Depois de criadas as histórias, o convite estendeu-se a nove alunos do curso de Ilustração Gráfica da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR). Por essa razão, ao longo destas páginas, os pequenos leitores vão encontrar contos escritos por meninos de tenra idade, acompanhados de desenhos e ilustrações desses jovens estudantes.

Esta publicação contou com o apoio financeiro da Caixa Agrícola.