O Governo e parceiros do setor social estiveram hoje reunidos no Instituto da Segurança Social, em Lisboa, para a assinatura da adenda ao Compromisso de Cooperação para o biénio 2019-2020, com a validade de seis meses.

No âmbito do acordo assinado, as entidades do setor social vão disponibilizar vagas de internamento nas suas respostas sociais, acolhendo utentes, com alta clínica, que se mantêm nos hospitais públicos por razões sociais. Desde março, esta congregação de esforços entre Governo e setor social permitiu dar resposta a 1020 casos sociais nos hospitais públicos.

A sessão contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, parceiros do setor social, representantes do Instituto da Segurança Social e Santa Casa de Lisboa.

A UMP esteve representada pelo presidente do Secretariado Nacional, Manuel de Lemos, que salientou a disponibilidade das Misericórdias para cooperar, de uma maneira articulada, com o Estado.