O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel de Lemos, é o convidado do programa ECCLESIA, que será emitido hoje, dia 17 de março, na RTP2 a partir das 15 horas. A entrevista surge no âmbito do acolhimento de refugiados pelas Misericórdias e a sua União.

Depois do apelo da UMP às Santas Casas, no âmbito do desafio lançado pelo Governo às Misericórdias para dar resposta à crise humanitária na Ucrânia, estas instituições já se mobilizaram para integrar cidadãos ucranianos com um total de 403 postos de trabalho. Em termos de alojamento temporário de emergência a disponibilizar, as Misericórdias têm capacidade para acolher pelo menos 481 pessoas. Recorde-se que esses dados estão, nesta fase, em constante atualização.

Durante a entrevista, Manuel de Lemos aborda os contornos humanitários do acolhimento de ucranianos pelas Misericórdias e também as questões financeiras associadas.

O programa ECCLESIA é da responsabilidade editorial do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa.