As Misericórdias de Boticas (foto) e Águeda mobilizaram-se para apoiar a população afetada pelos incêndios que consumiram as regiões de Vila Real e Aveiro nos meses de verão.

Em colaboração com entidades locais, as Santas Casas prestaram o apoio necessário, ao nível de alojamento, alimentação e cuidados básicos, para assegurar o bem-estar das vítimas.

O incêndio que lavrou em Águeda de 8 a 16 de agosto gerou uma onda de solidariedade no concelho, coordenada pela Santa Casa, para apoiar quer as vítimas evacuadas quer os mais de 300 operacionais no terreno. No decorrer do sinistro, a Santa Casa distribuiu mais de 2 mil refeições pelos “soldados da paz”, fez o levantamento das necessidades mais prementes junto dos habitantes e realojou 26 pessoas de aldeias e instituições vizinhas. “A Misericórdia esteve junto de quem naquele momento estava a sofrer e é essa a nossa missão”, sublinhou o provedor António Mota Rodrigues, para quem a dedicação dos colaboradores foi inexcedível.

Em Boticas, a Santa Casa transformou o ginásio da instituição num centro de acolhimento para receber seis idosos e duas crianças evacuadas da aldeia de Torneiros. Em nota informativa, o provedor Fernando Campos referiu que a Misericórdia tinha a “porta aberta a todos os que precisem de forma a diluir os danos causados pela série de incêndios que afetou o concelho”.