​Onze Santas Casas de Misericórdia da diocese de Aveiro estiveram reunidas no dia 5 de março, para uma ação de formação e reflexão sobre as obras de misericórdia, dirigida a dirigentes mas, sobretudo, a técnicos das instituições.

​Esta ação foi organizada no âmbito do Jubileu Extraordinário da Misericórdia e contou com a presença do bispo de Aveiro, que abordou o tema das obras de Misericórdia espirituais.

Durante a sessão, D. António Manuel Moiteiro referiu que a “misericórdia de Deus é muito concreta e todos somos chamados a fazer experiência dela pessoalmente. É preciso aproximar-nos dos mais necessitados, para que sintam alento, o calor da nossa presença”.

O encontro contou igualmente com a participação do responsável do Gabinete do Património Cultural da UMP, Mariano Cabaço, para uma intervenção sobre a História secular destas instituições, e do Padre Georgino Rocha, que refletiu sobre as obras de misericórdia corporais.

Nesta iniciativa, promovida pelas Misericórdias da diocese de Aveiro, marcaram presença as Santas Casas de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sangalhos, Sever do Vouga e Vagos, num total de 170 pessoas. O encontro teve lugar na Casa Diocesana Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha.