Estão oficialmente abertas as candidaturas para o Fundo Rainha D

Estão oficialmente abertas as candidaturas para o Fundo Rainha D. Leonor. A cerimónia que marcou este arranque teve lugar no museu de São Roque em Lisboa no dia 26 de março.

 

A iniciativa resulta do protocolo assinado entre a Santa Casa de Lisboa e a UMP em abril de 2014. Através deste fundo, vão ser disponibilizados cinco milhões de euros para apoiar projetos das Misericórdias em áreas como deficiência, saúde, terceira idade e combate à pobreza.

Na cerimónia, o provedor da Santa Casa de Lisboa afirmou que o fundo assenta numa lógica de cooperação e que trata afinal “de pôr em comum recursos, disponibilidades e vontades”. Para Pedro Santana Lopes, “este é um entendimento que faz falta e que pode inspirar outras entidades e responsáveis, é preciso pensar na coesão nacional”.

Para o presidente da UMP, Manuel de Lemos, o fundo, mas também o Acordo Senhora do Manto, “são duas iniciativas inovadoras que prestarão certamente um serviço relevante a muitas pessoas e a muitas Misericórdias que por esse País fora dão quotidianamente prova que a nossa missão continua viva e atuante”.

As candidaturas ao fundo deverão ser apresentadas através do site www.fundorainhadonaleonor.com.