A campanha do movimento SOS.Covid.19, iniciada no dia 1 de abril, angariou até ao momento cerca de 20 mil euros, para aquisição de equipamentos de proteção individual destinados aos lares de idosos e unidades de cuidados continuados das Misericórdias.

Face ao sucesso e adesão da sociedade a esta causa solidária, o presidente da UMP, Manuel de Lemos, adiantou hoje, em entrevista à Rádio Observador, que a primeira entrega de material de proteção, nomeadamente máscaras cirúrgicas, está prevista para amanhã, dia 9 de abril.

"São manifestações deste tipo que nos fazem ter esperança e luz ao fundo do túnel, de que falava ontem o Presidente da República e Primeiro-Ministro. Queremos agradecer a todos os que nos têm apoiado, iniciativas como esta são absolutamente fundamentais para dar ânimo às pessoas que estão fechadas com os utentes nos lares”, reconheceu.

Num levantamento feito junto das instituições, as necessidades de EPI, para garantir cuidados num período de 60 dias, incluem luvas, máscaras, fatos de proteção integral, solução alcoólica, óculos de proteção, batas, toucas, viseiras e plainitos.

Esta é a segunda campanha organizada pelo movimento SOS.Covid.19. Em março, a plataforma solidária conseguiu angariar mais de 90 mil euros e entregou milhares de máscaras e viseiras aos Hospitais de São João (Porto), Santa Maria (Lisboa) e Garcia de Horta (Almada).

A campanha de angariação de fundos está a decorrer numa plataforma online e a divulgação dos resultados a ser feita em permanência nas redes sociais.