A UMP esteve reunida com representantes do Banco Europeu de Investimento (BEI), no dia 16 de julho, no âmbito do Projeto Qualificação das Comunidades Amigas das Pessoas Idosas (PQCAPI). Durante a reunião, foram debatidos temas relacionados com o setor da economia social, parcerias e investimentos realizados ao abrigo do PQCAPI.

O encontro decorreu em Vila Verde e contou com a presença do presidente da UMP, Manuel de Lemos, do tesoureiro José António Rabaça e do vogal Fernando Cardoso Ferreira. Na reunião estiveram ainda o provedor anfitrião, Bento Morais, e o provedor da Santa Casa da Póvoa de Lanhoso, Humberto Carneiro.

Através do Projeto Qualificação das Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, a UMP pretende apoiar as Misericórdias e outras entidades do setor solidário no acesso a linhas de financiamento que viabilizem a requalificação de estruturas adaptadas ao novo perfil do idoso, favorecendo um envelhecimento com saúde, conforto e segurança.

Para operacionalizar o PQCAPI, a UMP encontra-se neste momento a desenvolver uma plataforma web para apresentação e monitorização das candidaturas que poderão ser apresentadas por Misericórdias e outras entidades do setor social como instituições de solidariedade, mutualidades, fundações, cooperativas sociais etc.

Para efetuar candidatura é condição sine qua non que o projeto se integre num pilar de evidente mudança de paradigma da qualidade de vida dos idosos no seio da União Europeia.

Para mais esclarecimentos contactar pqcapi@ump.pt.