Braga e Porto são as próximas cidades a receber a sessão de apresentação dos Novos Instrumentos de apoio à Promoção Pública de Habitação.

Estas iniciativas são da secretária de Estado da Habitação e são dirigidas ao Alto Minho, Cávado, Ave Tâmega e Sousa e Porto.

Em Braga a sessão acontece a 6 de junho, pelas 15 horas, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Para além da presença da secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, a sessão vai contar também com a participação do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. 

A 7 de junho a sessão ruma ao Porto. A Biblioteca Municipal Almeida Garrett foi o local escolhido para apresentar os programas de apoio financeiro que visam apoiar as autarquias, empresas municipais, Misericórdias, IPSS, entre outros, a qualificar o seu parque habitacional. Ana Pinho e Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, são os oradores da sessão. 

Durante a apresentação serão dados a conhecer o Fundo Nacional para a Reabilitação do Edificado (FNRE), que segundo nota é “um fundo especial de investimento imobiliário fechado e de subscrição particular, orientado para o desenvolvimento de projetos de reabilitação de imóveis que terão como destino o mercado de arrendamento habitacional e comercial”. E o Programa 1º Direito, que irá substituir o Programa Especial de Realojamento (PER) e ProHabita, que, lê-se na mesma nota, é um programa que visa promover “o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em situações indignas e que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional condigna.