A UMP celebrou acordos com nove entidades, no dia 19 de abril, para apoiar as Santas Casas no processo de transição para o novo Regulamento Geral sobre Proteção de Dados (RGPD).

A assinatura dos protocolos aconteceu em Lisboa, na presença de Manuel de Lemos e José Rabaça, presidente e tesoureiro da UMP.

Marcaram ainda presença os representantes das empresas especializadas em vigilância e proteção eletrónica e tecnologias de informação, entre outras áreas: AroundTI – Tecnologia de Informação, BDO Consulting, Brain2Fast, Connecting Everything, Dognaedis Unipessoal, HardSecure, Jorge Lemos – DPO, Sousa Pinheiro & Montenegro - Sociedade de Advogados, Teixeira & Guimarães - Sociedade de Advogados e Trvst Systems.

“O objetivo é encontrar uma solução menos onerosa para as instituições”, afirmou o presidente do Secretariado Nacional, na assembleia-geral de 14 de abril. Segundo Manuel de Lemos, a União está ainda a estudar a possibilidade de criar nesta área um sistema mútuo semelhante à rede de farmacêuticos.

Em vigor a partir de 25 de maio, o novo RGPD obriga a uma nova abordagem ao nível da segurança e tratamento de dados e poderá envolver sanções em caso de incumprimento.