​Foram 26 as famílias da Madeira a receber os fundos angariados pela UMP na sequência do aluvião de fevereiro de 2010.

​A entrega das ajudas teve lugar a 26 de janeiro na Misericórdia do Funchal e visa apoiar a reconstrução de requalificação de habitações.

Os fundos começaram a ser recolhidos junto de Misericórdias nacionais e internacionais assim que foi conhecida a dimensão da tragédia. Um dos contributos mais importantes foi dado pela Misericórdia de Macau, que doou 30 mil euros para o fundo da UMP, então criado para ajudar as vítimas do aluvião.

“Eu sei que a vossa tragédia foi muito grande. Sei do vosso sofrimento, embora não o tenha vivido. Espero que hoje tenha sido, de alguma maneira, um dia feliz”. Este foi o desejo expresso pelo presidente da UMP, Manuel de Lemos, às famílias madeirenses que beneficiaram de apoio financeiro.

Manuel de Lemos agradeceu também o apoio dado pelas Santas Casas da Madeira, bem como o do Governo Regional, que qualificou de “fundamental” para que os fundos pudessem chegar às famílias que realmente precisam. 

Os donativos, cujo valor global ronda os 121 mil euros, foram entregues a 16 famílias do concelho do Funchal, 4 de Santa Cruz, 3 de Câmara de Lobos, 2 da Ribeira Brava e 1 de São Vicente.