A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) está a preparar uma publicação, promovida no âmbito da operação Capacitação UMP/POISE, para compilar informação diversa sobre o impacto da pandemia de Covid-19 nas Santas Casas e, desta forma, contribuir para o registo da memória a respeito dessa vivência.

Depois de uma fase de recolha de dados, no âmbito do estudo epidemiológico que decorreu entre abril de 2020 e abril de 2021, o grupo de trabalho deste projeto, liderado pelo presidente da Mesa da Assembleia-Geral da UMP, José da Silva Peneda, entendeu que, numa publicação deste género, faria “sentido incluir testemunhos, alguns dramáticos, sobre momentos vividos na luta contra um inimigo desconhecido e para o qual o sentimento de impotência assolou muitos de nós”.

Neste sentido, a União convida todas as Misericórdias a participar neste projeto através do envio de depoimentos sobre a vivência da pandemia, independentemente de terem tido ou não surtos de Covid-19 nas suas instalações.

Para que todo o universo das Santas Casas seja auscultado, José da Silva Peneda sugere “que os testemunhos abranjam, sempre que possível ou oportuno, corpos sociais, trabalhadores, utentes, familiares, irmãos e/ou voluntários”.

Cada Misericórdia poderá enviar até três testemunhos, sendo que cada um deverá ter entre 500 e 1000 caracteres (incluindo espaços). Os depoimentos poderão ser enviados para comunicacao@ump.pt até ao dia 08 de outubro e deverão ser identificados com nome, idade e tipologia de testemunho (corpos sociais, trabalhadores, utentes, familiares, irmãos e/ou voluntários).

Para mais informações contactar o Gabinete de Comunicação e Imagem através do email comunicacao@ump.pt ou dos contactos 218103016 e/ou 927983122. Poderão ainda contactar através da plataforma Rede UMP, escolhendo para o efeito a opção ‘Comunicação e Imagem – Outras Informações’.