A UMP foi eleita para o Conselho Consultivo da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (ADC). A novidade surgiu no âmbito da reunião do Conselho Nacional de Economia Social (CNES) que teve lugar hoje em Lisboa e foi presidida pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança. A representação na ADC será partilhada com a CONFAGRI.

A ADC tem por missão coordenar a política de desenvolvimento regional e assegurar a coordenação geral dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI). Dotada de autonomia administrativa e financeira e património próprio, é um instituto público de regime especial, com capacidade jurídica de intervenção sobre todo o território nacional.

Entre outros pontos da agenda, o ministro José Vieira da Silva fez uma apresentação do Programa Nacional de Reformas e reafirmou ainda a reafirmou a intenção de manter a regularidade trimestral das reuniões do CNES.

O presidente da CASES, enquanto secretário executivo do CNES, informou que a conta satélite da economia social (com indicadores de 2013) terá uma apresentação intermédia no próximo verão. Eduarda Graça deu também conta da iniciativa Portugal Economia Social, exortando todos à participação.