O presidente da UMP lembra o papel “determinante” das mulheres na força laboral das Misericórdias e na sociedade em geral, numa mensagem simbólica destinada a assinalar o Dia Internacional da Mulher. Num ano marcado pela pandemia, Manuel de Lemos considera que o contributo de provedoras, mesárias e trabalhadoras foi especialmente decisivo para “atenuar o impacto da Covid-19 nas nossas estruturas” e proteger os mais vulneráveis ao coronavírus.

A este propósito, o presidente do Secretariado Nacional da UMP reiterou um “sincero agradecimento e reconhecimento” a todas estas mulheres pelo seu contributo inegável lembrando que “nenhuma das lutas cessa aqui”: nem a busca pela igualdade, nem o esforço conjunto iniciado em março de 2020.

O Dia Internacional da Mulher é assinalado todos os anos, a 8 de março, com o objetivo de motivar mudanças e alertar para as desigualdades que persistem. Em 2020, a pandemia fez "descarrilar as conquistas de igualdade", segundo um relatório do Instituto Europeu para a Igualdade de Género, com retrocessos a vários níveis: empregos perdidos, horários de trabalho reduzidos para apoio à família e violência doméstica crescente.

Leia aqui a mensagem na íntegra.