A UMP promove a nona edição do Dia do Património das Misericórdias, no dia 28 de setembro, no auditório da Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande. Organizada pelo Gabinete do Património Cultural da UMP, esta iniciativa convida a refletir sobre a realidade patrimonial das Santas Casas e incentiva boas práticas de gestão e conservação deste património.

Para além de assegurar apoio e respostas sociais às comunidades, as Santas Casas têm assumido a missão de salvaguardar, preservar e divulgar o seu património cultural, que abrange realidades como imóveis de interesse arquitetónico, obras de arte, arquivos e manifestações de cultura imaterial. O Dia do Património das Misericórdias pretende assim aprofundar as boas práticas e os principais desafios para a manutenção deste património. 

Para o presidente da UMP, “enquanto responsáveis atuais das Misericórdias, cabe-nos a missão de conservar e preservar o património que gerações nos legaram ao longo dos séculos. Prestando tributo a este legado, devemos ser capazes de compreender esse património transmitindo-o, adequadamente valorizado, às próximas gerações”.

A nona edição do Dia do Património acontece no Ano Europeu do Património Cultural, que visa promover a diversidade cultural, diálogo intercultural e coesão social, destacando o papel do património no desenvolvimento socioeconómico e nas relações externas da União Europeia.

Consulta o programa completo aqui. A participação é sujeita a inscrição através deste formulário. 

Para mais informações, contactar Diana Talete: diana.talete@ump.pt | tel.: 211526792